Objeto e Cena em 3ds Max
Para facilitar os desenhos, ligue a Snaps Toggle no
menu superior da tela.
Com ela ligada, começa-se fazendo um cilindro co
Cylinder começando do centro da vista TOP, e as medidas como segue na imagem.
No menu Modify, em Modifier List, clique em Taper. Em
Limit Effect, Upper Limit e Lower Limit coloca-se 80 e 50, respectivamente.
Na Curva 1, coloca-se como na imagem.
Cria-se um Torus a partir do ponto central, e
coloca-se os parâmetros.
Com Move, clicando na seta vertical, eleva-se o Torus
para a altura desejada, no caso, 15.
Oculta-se o objeto criado para mais fácil manuseamento
clicando no olho ao lado do objeto no menu do lado esquerdo. Cria-se dois
cilindros para a criação de um botão, e então posiciona-os no objeto anterior.
Fazendo Subtract no cilindro, e tirando o Torus,
cria-se algo como se vê na imagem.
Cria-se mais um cilindro, medidas seguem como a da
imagem, saindo do centro geométrico novamente.
Usando Modififer nesse último cilindro, Stretch -3 e
Amplify 0.2, e então faz-se Noise, como segue na imagem.
Ao voltar para o botão, no cilindro de fora, muda os
Sides para 6, criando um hexágono. Pode-se também mudar as cores.
Cria-se uma linha na forma de como gostaria que a
parte de vidro do lampião fique. Use o menu da direita para tridimencionalizar
essa linha com Lathe.
Alinhe a forma e a estique.
Para criar o tampo de uma mesa, apenas clica-se em Box
e coloca-se as medidas desejadas em baixo do lampião.
Para as pernas, mais um Box saindo da tampa e indo
para baixo do tamanho desejado. Com Clone, no menu superior, cria-se outros e
alinha-se aos cantos da mesa.
Com mais dois Box faz-se paredes, e com mais um no
chão o piso.
Em Camera > Target pode-se colocar uma câmera, para
ter uma visualização do objeto de uma direção específica e guardada.
Em Material Editor, no Menu horizontal superior, ao
mudar Ambient, muda-se a cor do objeto. Glossines e Specular Level mudam o
brilho do objeto. Para colorir o objeto só clicar e arrastar a cor.
Maps rollout > qualquer seletor de Maps > Bitmap
> Selecionar imagem. Se a cor mudar mas a textura não aparecer, selecione
Realistic Materials with Maps na tela 3D em Standard.
Repita o processo para todos os seus materiais, e os
coloque nos objetos.
Para trabalhar com renders, abre-se RENDERING no menu
superior > ENVIROMENT, e preenche com os necessários ajustes, no meu caso,
adicionei Fire Effect e mudei o tipo de Exposure Control e alguns números como
segue na imagem.
Cria-se duas luzes em LIGHTS > SPOTLIGHT. E uma
FIRE LIGHT a onde a chama da vela fica.
Segue a animação:
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