Cone - Objeto, Plano e Secção em AutoCAD 3D


No estudo de formas no AutoCAD 3D, têm-se o exercício de criar objetos e planos, e analisar as intersecções deles.

Este exercício começou pela criação de um cone, usando o comando CONE, então clica-se ou digita a coordenada desejada, digita-se o raio e a altura (neste caso, 10m para ambos).

Comando SHADE no objeto desejado cria uma face opaca no mesmo.

Copia-se esse cone e digita @ + [distância desejada] para baixo na direção Z para criar um segundo cone.



Para subtração de figuras geométricas usa-se comando SUBTRACT > Cone onde quer subtrair volume (de cima) > cone que será subtraído (de baixo).

Com o comando ORBIT pode-se girar a tela para observar de outros ângulos.



Criam-se 3 ou 4 layers diferentes, dependendo de sua preferência: Cone, Planos, Seccões e opicionalmente um chamado Hatch para o hatch dos planos. Todos com diferentes cores para facilitar a visualização.

Coloca-se o cone, se já não estava, no layer Cone.

Já no layer Planos faz-se um rectângulo e coloca-se um hatch nele, e então leva-o para de baixo do cone (faz-o separado do cone para o hatch não ser interrompido pela forma do mesmo). Com o comando CHPROP coloca-se transparência de 70% no hatch para facilitar a vista dos objetos.



Comando COPY nesse plano e seu hatch, digita-se para cima no plano Z a altura do cone (10m) para criar outro plano em cima do cone.



Comando 3DMIRROR, clica-se no cone e então em 3 pontos; o vértice do cone e dois pontos no plano (de cima).



De desejar, pode apagar o plano de cima, e agora cria-se cópias do plano de baixo quantas vezes quiser (no caso, 3) e usa-se o comando 3DROTATE para girar as cópias no eixo verde.



Clica-se em algum ponto no plano original (XY) e coloca-se o ângulo que deseja (30).



Repita esse processo quantas vezes desejar (foi feito, no meu caso, planos para os ângulos 30, 60 e 90).



Agora, para finalizar, no layer Secções usa-se o comando SECTION, clica-se nos Cones, e em 3 pontos não colineares no plano desejado (para começar, o horizontal – 0 graus). Repetir isso para todos os planos.

Copia-se tudo e leva para outra coordenada, e deleta-se os cones para poder visualizar melhor as intersecções.



Para ainda melhor visualização, separa-se os planos com suas intersecções e separem-se um pouco uma das outras.



Use EXPLODE nas intersecções para poder deletar o hatch delas.

Faz-se uma linha em um plano qualquer abaixo da intersecção do mesmo. Comando REVSURF, seleciona-se a intersecção e depois a linha feita para ter-se algo parecido com o objeto inicial. Faz-se isso com quais e quantos planos desejar.



Nesta aula foi-se explorado criação de objetos, planos e intersecções e aprendeu-se comando importantes para a criação e manipulação dos mesmos.

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