Cone - Objeto, Plano e Secção em AutoCAD 3D
No estudo de formas no AutoCAD 3D, têm-se o exercício
de criar objetos e planos, e analisar as intersecções deles.
Este exercício começou pela criação de um cone, usando
o comando CONE, então clica-se ou digita a coordenada desejada, digita-se o raio
e a altura (neste caso, 10m para ambos).
Comando SHADE no objeto desejado cria uma face opaca
no mesmo.
Copia-se esse cone e digita @ + [distância desejada]
para baixo na direção Z para criar um segundo cone.
Para subtração de figuras geométricas usa-se comando SUBTRACT
> Cone onde quer subtrair volume (de cima) > cone que será
subtraído (de baixo).
Com o comando ORBIT pode-se girar a tela para observar
de outros ângulos.
Criam-se 3 ou 4 layers diferentes, dependendo de sua
preferência: Cone, Planos, Seccões e opicionalmente um chamado Hatch para o hatch
dos planos. Todos com diferentes cores para facilitar a visualização.
Coloca-se o cone, se já não estava, no layer Cone.
Já no layer Planos faz-se um rectângulo e coloca-se um
hatch nele, e então leva-o para de baixo do cone (faz-o separado do cone
para o hatch não ser interrompido pela forma do mesmo). Com o comando CHPROP
coloca-se transparência de 70% no hatch para facilitar a vista dos objetos.
Comando COPY nesse plano e seu hatch, digita-se para
cima no plano Z a altura do cone (10m) para criar outro plano em cima do
cone.
Comando 3DMIRROR, clica-se no cone e então em 3 pontos;
o vértice do cone e dois pontos no plano (de cima).
De desejar, pode apagar o plano de cima, e agora
cria-se cópias do plano de baixo quantas vezes quiser (no caso, 3) e usa-se
o comando 3DROTATE para girar as cópias no eixo verde.
Clica-se em algum ponto no plano original (XY) e
coloca-se o ângulo que deseja (30).
Repita esse processo quantas vezes desejar (foi
feito, no meu caso, planos para os ângulos 30, 60 e 90).
Agora, para finalizar, no layer Secções usa-se o
comando SECTION, clica-se nos Cones, e em 3 pontos não colineares no plano
desejado (para começar, o horizontal – 0 graus). Repetir isso para todos os
planos.
Copia-se tudo e leva para outra coordenada, e
deleta-se os cones para poder visualizar melhor as intersecções.
Para ainda melhor visualização, separa-se os planos com
suas intersecções e separem-se um pouco uma das outras.
Use EXPLODE nas intersecções para poder deletar o
hatch delas.
Faz-se uma linha em um plano qualquer abaixo da
intersecção do mesmo. Comando REVSURF, seleciona-se a intersecção e depois a
linha feita para ter-se algo parecido com o objeto inicial. Faz-se isso com quais
e quantos planos desejar.
Nesta aula foi-se explorado criação de objetos, planos
e intersecções e aprendeu-se comando importantes para a criação e manipulação
dos mesmos.
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