Poliedros em AutoCAD 3D


Tetraedro

Começa-se ao criar diferentes layers para cada objeto e um para linhas auxiliares, como mostrado na imagem.



Cria-se um triângulo de lados iguais (10m) com a ferramente PLINE e com HATCH preencha-o.



Usa-se o comando MIRROR para criar outros três triângulos em volta do primeiro.



No layer Linhas Auxiliares, use CIRCLE para fazer um círculo com raio = altura do triângulo, e LINE para ter uma linha saindo do centro geométrico do triângulo central na direção Z.



Com o comando 3DROTATE, gire o círculo na direção verde, com ângulo de 90 graus, deixando-o na vertical.



O círculo e a linha agora devem ter um ponto de intersecção, e o comando ALIGN, clica-se nas duas bases do triângulo lateral, mantendo-as no mesmo ponto, e o topo do triângulo alinha-se com a intersecção dos elementos auxiliares.



Deve-se ter algo como na imagem seginte.



Hexaedro

Primeiramente usa-se PLINE para fazer um quadrado (10x10), preenchê-lo com HATCH, e o comando COPY para criar a forma que segue.



Faz-se 3DROTATE para levantar os lados do cubo, fazendo duas vezes no quadrado da esquerda.



Vê-se então o cubo.




Octaedro

Começa-se fazendo um cubo (10x10) e um triângulo em um de seus lados. Nesse triângulo se coloca HATCH e usa-se o comando MIRROR para repetir esse formato nos outros lados do cubo.



Cria-se um círculo de origem da linha entre o quadrado e um dos triângulos, e uma linha, essa saindo do centro geométrico do quadrado.

Usando novamente o comando 3DROTATE, gira-se a circunferência para a vertical, usando como guia a corda que corta o ponto de onde sai da linha vertical.



Com o comando ALIGN, faz-se como foi feito no tetraedro e sobe-se os lados da pirâmide.



No próximo exercício deve-se criar um pentágono regular (lado 10m) e com o comando MIRROR copiá-lo em dois dos seus lados.



No layer de linhas auxiliares criar duas linhas e um círculo como mostra a figura abaixo.



Como feito no exercício anterior, usar 3DROTATE para deixar o círculo na vertical, depois copiar todos esses elementos auxiliares e os girar da seguinte maneira.



Com o comando MOVE move-se a linha menor e o círculo para que a linha cruse com a outra e acabe no vértice tal do pentágono. E no ponto de intersecção das duas linhas, fazer uma última linha vertical.



Usando ALIGN novamente, levanta-se o lado da forma, usando o ponto de intersecção dos círculos com a linha como guia. Faz-se isso com ambos os lados.



Usando o comando MIRROR e o centro geométrico do pentágono central como referência, usa-se os lados feitos para criar os que ainda estão vazios.



Faz-se um 3DMIRROR da forma toda.



Com o ALIGN pela última vez junta-se vértices e cria a forma final.



Dodecaedro

Primeiramente com o comando PLINE cria-se um pentágono no layer do objeto (lado 10m), e em um dos lados usando mesmo comando faz-se um triângulo equilátero.

Agora no layer das linhas auxiliares desenha-se um círculo com centro no ponto intermédio da linha de base do triângulo (um dos lados do pentágono) com raio igual a altura do triângulo. E do ponto central do pentágono faz-se uma linha vertical.



Com o comando 3DROTATE, na linha verde, gria-se o círculo para uma posição vertical.



Usando ALIGN como foi feito antes, coloca-se o topo do triângulo no ponto de intersecção entre a linha vertical e o círculo.



3DARRAY lhe permite criar a forma conforme vê-se na seguinte figura ao selecionar como centro do eixo de rotação o ponto de baixo da linha da reta vertical, e o segundo sendo o ponto de cima dela.



Cria-se novamente um triângulo exatamente como o inicial, assim como um círculo saindo do centro do pentágono com raio igual o ponto mais distante da forma. Uma linha saindo do meio da base do triângulo corta o círculo e depois desce verticalmente.



Com o comando ALIGN liga-se a ponta do triângulo ao ponto onde a linha vertical para baixo crusa com o círculo.



Usando o ARRAY exatamente como anteriormente, cria-se mais triângulos em volta do pentágono.



O comando 3DMIRROR permite que seja criada uma figura como segue, ao selecionar a forma, sem as linhas auxiliares.



Com ALIGN, cria-se o dodectaedro.

Pode-se também criar uma forma dentro da outra, usando novamente o comando ALIGN – após copiar o dodectaedro e o octaedro para outro local – e ligar os centros geométricos de uma forma aos pontos da outra e permitir que isso mude a escala da figura.



Documento DWG

Comments

Popular posts from this blog

Cone - Objeto, Plano e Secção em AutoCAD 3D

Hélice dentro de um cubo em AutoCAD 3D

Objeto e Cena em 3ds Max