Hélice dentro de um cubo em AutoCAD 3D


Comece com o comando HELIX (eu utulizei o ponto central 30,30; com ambos os raios 20m; e altura 40m).

E então o comando BOX cria um cubo (primeiro ponto 10,10; segundo 40,40; altura de 40m).



Ao fazer uma linha saindo do centro geométrico do cubo com altura maior que as formas criadas, e ao copiar todos os objetos duas vezes se terá algo como segue na imagem.



Deleta-se o cubo de uma das cópias. CIRCLE cria um círculo (raio 3m), e o comando 3DROTATE o faz ficar na vertical. O posicionamento encontra o final da hélice com o centro geométrico do círculo. Repita isso para o desenho original.



EXTRUDE o círculo e com PATH clica-se na hélice, criará a imagem seguinte.



Eu criei layers separados para o cubo e para a hélice, e coloquei os objetos nos layers próprios. O comando SHADE faz as formas parecerem sólidos, em vez de linhas.



SUBTRACT no cubo a hélice no desenho original cria uma forma como a seguinte.



Em vez de um círculo pela hélice, pode-se fazer outras formas como um quadrado (lado 3m), como faz-se na segunda cópia. A forma depois de também utilizar o SUBTRACT fica levemente diferente da anterior.



Ao copiar essa última forma, faz-se com o comando CYLINDER um círculo de raio que intersecte com a hélice 3D, e a altura deve ser maior que o cubo.



Após subtrair do círculo o cilindro, como feito com a hélice anteriormente, poderá visualizar o interior da hélice no cubo.



Documento DWG

Comments

Popular posts from this blog

Cone - Objeto, Plano e Secção em AutoCAD 3D

Objeto e Cena em 3ds Max