Hélice dentro de um cubo em AutoCAD 3D
Comece com o comando HELIX (eu utulizei o ponto central
30,30; com ambos os raios 20m; e altura 40m).
E então o comando BOX cria um cubo (primeiro ponto
10,10; segundo 40,40; altura de 40m).
Ao fazer uma linha saindo do centro geométrico do cubo
com altura maior que as formas criadas, e ao copiar todos os objetos duas vezes
se terá algo como segue na imagem.
Deleta-se o cubo de uma das cópias. CIRCLE cria um
círculo (raio 3m), e o comando 3DROTATE o faz ficar na vertical. O posicionamento
encontra o final da hélice com o centro geométrico do círculo. Repita isso para
o desenho original.
EXTRUDE o círculo e com PATH clica-se na hélice, criará
a imagem seguinte.
Eu criei layers separados para o cubo e para a hélice,
e coloquei os objetos nos layers próprios. O comando SHADE faz as formas
parecerem sólidos, em vez de linhas.
SUBTRACT no cubo a hélice no desenho original cria uma
forma como a seguinte.
Em vez de um círculo pela hélice, pode-se fazer outras
formas como um quadrado (lado 3m), como faz-se na segunda cópia. A forma depois
de também utilizar o SUBTRACT fica levemente diferente da anterior.
Ao copiar essa última forma, faz-se com o comando
CYLINDER um círculo de raio que intersecte com a hélice 3D, e a altura deve ser
maior que o cubo.
Após subtrair do círculo o cilindro, como feito com a
hélice anteriormente, poderá visualizar o interior da hélice no cubo.
Documento DWG
Comments
Post a Comment